segunda-feira, 7 de maio de 2012

Semana das Mães - a definição

No segundo domingo de maio, que esse ano cai dia 13 vamos "comemorar" o Dia das Mães. Já sabemos que   é uma data bem comercial e que na verdade o Dia das Mães é todo dia. É importante também lembrar que dia 13 de Maio se comemora também a Abolição da Escravidão, assinada pela Princesa Isabel.

Porém, aproveitando essa data, pretendo lançar vários posts falando do assunto. Alguns normais outros nem tanto. 

Vamos começar pelo início, a definição da palavra MÃE.

Pela Wikepédia, mãe é "Mãe é o ser do sexo feminino que gera uma vida em seu útero como consequência de fertilização ou que adota uma criança ou filhote, que por alguma razão não pôde ficar com seus pais. É também o equivalente feminino do pai. A fertilização de óvulos humanos femininos ocorrida in vitro, em laboratórios ouhospitais, na modernidade, estendeu as considerações milenares sobre a maternidade.
Mãe também é, para todos os efeitos, aquela pessoa do sexo feminino que adota, cria, e cuida de uma criança gerada por outrem. Encontra-se com frequência casos em que uma mãe desempenha o papel de mãe e de pai em simultâneo, e outros casos (mais raros) em que o pai cumpre o papel de pai e de mãe. Já outras famílias são compostas por duas mães ou por dois pais. Em certos casos a comunidade, o Estado, ou até mesmo outras crianças procuram fazer o papel de mãe na vida de certas crianças ou adolescentes.
Em sua homenagem, todos os anos, no segundo domingo do mês de maio (no Brasil) ou no primeiro domingo de Maio (em Portugal), é celebrada uma homenagem às mães, conhecida por Dia das mães."

Um comentário: