quinta-feira, 18 de junho de 2009

Cultura não tão inútil assim..

Caso um dia você precise ir ao sul do país, ou receba um gaúcho aqui, essas informações podem ser úteis. Assim como em qualquer lugar, a região Sul também apresenta alguns vocabulários peculiares. Alguns deles:

Cacetinho
(é isso mesmo) - é o pão de 50g. A gente aqui conhece como pão francês. Esse tem problema se o Gaúcho vier pra São Paulo e resolver visitar uma padaria...

Bergamota - tangerina, mexerica. Se você pedir uma mexerica lá, vão te olhar com cara de ET... e se ele pedir aqui uma Bergamota, vamos achar ele um ET também.

Torrada - misto quente. Se você pedir um misto quente lá, de novo você vai parecer ET. Se um gaúcho pedir aqui uma Torrada, ele vai receber... uma torrada.


Xixi - bronca. Por exemplo:
Levei o maior Xixi no treino hoje. Se for aqui, vamos ter certeza que o seu cão fez xixi na sua perna. No sul, é levar uma bronca...

Chinelão
- Falta de classe quase que uma sacanagem... é um xingamento. E mais um pouco. Aqui chinelão é um chinelo grandão mesmo.


Jacarezinho de parede - lagartixa. Isso se usa em Santa Catarina... Se o sulista diz isso aqui, vamos achar que ele "tá alucinando" vendo jacaré na parede...

Por essas e outras, que a gente tem que ficar esperto!

No destaque um cão gaúcho -
Flap da Baviera! Bah, tchê!

4 comentários:

  1. Vivian

    Influências da colonização ou não.

    Em Portugal vamos para a bicha ( sinceramente não sei se é com um x ) para comprar cacete.

    Ou seja traduzido para aqui.

    Vamos para a fila para comprar pão ( estilo baguete ).

    ResponderExcluir
  2. Como falou o Artur é bem possível que seja pelos casais de açores que vieram para Porto Alegre e fundaram a cidade. Não sei bem a origem do cacetinho que é um cacete pequeno.

    Com o tempo cê vai escutar muita coisa diferente mesmo, mas só adentrando na "República do Piratini pra realmente ter uma noção do que é o nosso vocabulário.

    ResponderExcluir
  3. Se o Fabi me passasse um xixi, eu saberia que ele não estaria me demarcando. Desde a faculdade uso a expressão com a mesma conotação e não sabia que se tratava de um regionalismo.
    Agora, entrar na bicha pra comprar um cacete em sp é meio esquisito. Mas cada um com sua preferência. Em alguns pontos da cidade isso pode gerar constrangimentos.

    ResponderExcluir
  4. Achei interessante o tal xixi, agora nesse mesmo instante, acabei de dar um "Xixi", no Caquinho por estar fazendo arte aqui no meu quarto...rsss

    ResponderExcluir